O Sebrae/CE premiou nesta terça-feira (17) as reportagens que se destacaram na 11ª edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo 2024 (PSJ)- Etapa Estadual Ceará. A solenidade de premiação foi realizada no Náutico Atlético Cearense reunindo os representantes das equipes vencedoras, profissionais da imprensa cearenses e representantes de entidades de Jornalismo, de universidades e de veículos de comunicação do estado.
O superintendente do Sebrae/CE, Joaquim Cartaxo, abriu a solenidade parabenizando a todos os jornalistas do estado que participaram desta 11ª edição do PSJ. Segundo ele, o trabalho dos profissionais de imprensa ajuda a tirar da invisibilidade este segmento fundamental para a economia brasileira e cearense, que são os pequenos negócios.
“Vocês são importantes aliados do trabalho do Sebrae na missão de mostrar à sociedade como estes pequenos negócios desempenham um papel relevante na geração de emprego e renda e no desenvolvimento dos municípios e das comunidades onde estão instalados. Os pequenos negócios são o motor da economia real, aquela que impacta diretamente na vida cotidiana das pessoas por todo este país”, destacou Cartaxo.
Além do superintendente, também participaram da solenidade a presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), Samira de Castro, e a representante da Unidade de Comunicação do Sebrae Nacional, Natasha Galvão. Também estiveram presentes, os coordenadores dos cursos de jornalismo da Universidade de Fortaleza (Unifor), Wagner Borges, e da Universidade Federal do Ceará (UFC), Robson Braga.
Prêmio
Este ano, o PSJ contou com a inscrição de 87 trabalhos apresentados por profissionais e estudantes de jornalismo do estado nas categorias Texto, Áudio, Vídeo, Fotojornalismo e Jornalismo Universitário. O número representou um crescimento de 61% em relação às 54 inscrições registradas em 2023 no estado. Em todo o país, foram mais de 3 mil trabalhos inscritos na edição 2024 da premiação.
As reportagens inscritas na Etapa Estadual Ceará foram avaliadas por um júri técnico formado pelo assessor da Diretoria Executiva do Sebrae/CE, Carlos Viana Freire Júnior, pelo presidente da Associação Cearense de Imprensa (ACI), Helly Ellery e pelo presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Ceará (Sindjorce), Rafael Mesquita.
Durante a solenidade, os três jurados receberam uma homenagem do Sebrae/CE pela contribuição para o sucesso desta edição estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo.
Vencedores
O momento de maior emoção da noite foi sem dúvida o anúncio dos vencedores da etapa estadual. Neste ano, o grande vencedor da categoria TEXTO, foi a reportagem “Games como negócios”, do Portal O POVO+, representada pelo profissional Wanderson Trindade.
O grupo O Povo de Comunicação também conquistou o primeiro lugar na categoria ÁUDIO, com o trabalho “Recomeços: o impacto do empreendedorismo na história das pessoas”, inscrito pela jornalista Camila Magalhães, da Rádio O POVO CBN.
A TV Verdes Mares ficou com o primeiro lugar na categoria VÍDEO, com o trabalho Artesanato: tradição de muitas mãos”, representado pelos jornalistas Aline Oliveira e Alessandro Torres.
Já o Jornal Diário do Nordeste conquistou com o primeiro lugar na categoria FOTOJORNALISMO, pelo trabalho “Artesã indígena de Caucaia supera depressão com negócio de bonecas de pano”, inscrito pela fotojornalista Fabiane de Paula Souza.
Na categoria especial JORNALSMO UNIVERSITÁRIO, estreante na premiação, o primeiro lugar ficou para os alunos da Universidade Federal do Ceará, pelo trabalho “Rapadura é doce, mas não é mole”, representado pelo estudante Jonathan Borges Ferreira.
O primeiro lugar de cada uma das cinco categorias recebeu um troféu especial, além do direito de representar o Ceará na etapa regional do PSJ, que é classificatória para a etapa nacional do Prêmio Sebrae de Jornalismo. Além disso, os três primeiros lugares de cada uma das cinco categorias receberam certificado pelo resultado e receberão uma premiação em dinheiro.
Classificação
CATEGORIA JORNALISMO EM TEXTO
1º lugar – “Games como negócios”
Veículo: Portal O POVO+
Representante do trabalho: Wanderson Trindade
Equipe: Wanderson Trindade, Fátima Sudário e Regina Ribeiro
-
2º lugar – “O valor do crédito para as mães chefes de família”
Veículo: Jornal O POVO
Representante do trabalho: Carol Kossling
Equipe: Carol Kossling, Beatriz Cavalcante, Fátima Sudário e Camila Pontes
-
3º lugar – “Da banca para o digital”
Veículo: Diário do Nordeste
Representante do trabalho: Ideídes Guedes
-
CATEGORIA JORNALISMO EM VÍDEO
1º lugar – “Artesanato: tradição de muitas mãos”
Veículo: TV Verdes Mares
Representante do trabalho: Aline Oliveira
Equipe: Aline Oliveira, Alessandro Torres, Susy Costa, Angélica Ferreira, Lucas Monteiro, Camila Lima, Nilton Alves, Carlos Marlon, Otávio Augusto e Jemmyle Cunha
-
2º lugar – “Cabras e Carneiros – A moeda que movimenta Tauá”
Veículo: Alece TV
Representante do trabalho: Janaína Gouveia
Equipe: Janaína Gouveia, Vinicius Augusto Bozzo, Ana Célia de Oliveira, Marcelo Alves, Salomão Costa, Nilson Filho, Daniel Cardoso, Angela Gurgel e Fábio Virgilio.
-
3º lugar – “Oportunidades Digitais: Empreender e Incluir”
Veículo: TV Jangadeiro
Representante do trabalho: Aloisio Coelho Coutinho
Equipe: Pamela Marinho, Gutemberg Filho, Aloisio Coelho Coutinho, Alexandre Santos, Tarcisio Ribeiro, Gabriel Parente e Glauber Filho
-
CATEGORIA JORNALISMO EM ÁUDIO
1º lugar – “Recomeços: o impacto do empreendedorismo na história das pessoas”
Veículo: Rádio O POVO CBN
Representante do trabalho: Camila Magalhães
-
2º lugar – “Da Terra ao Paladar: As Raízes Empreendedoras do Ceará”
Veículo: Jangadeiro Band News
Representante do trabalho: Kayo Passos de Lima
Equipe: Kayo Passos de Lima, Iury Costa, Mônica Damasceno, Jefferson Sales, Dina Sampaio e Isabela Martin
-
3º lugar – “Selo Sebrae – o sucesso passa por aqui”,
Veículo: Rede ANC – A Notícia do Ceará.
Representante do trabalho: Janaína Nogueira de Sousa
Equipe: Janaína Nogueira de Sousa, Suely Frota Bezerra e Maximus Vitor Rodrigues
-
CATEGORIA FOTOJORNALISMO
1º lugar — “Artesã indígena de Caucaia supera depressão com negócio de bonecas de pano”
Veículo: Diário do Nordeste
Representante do trabalho: Fabiane de Paula Souza
-
2º lugar – “O poder de transformação social do empreendedorismo”
Veículo: Jornal O Otimista
Representante do trabalho: Edimar Soares
-
3º lugar – “O valor do crédito para as mães chefes de família”
Veículo: Jornal O POVO
Representante do trabalho: Júlio Caesar Rodrigues Costa Maciel
-
CATEGORIA JORNALISMO UNIVERSITÁRIO
1º lugar – “Rapadura é doce, mas não é mole”
Nome da instituição de ensino: Universidade Federal do Ceará
Representante do trabalho: Jonathan Borges Ferreira
Equipe: Jonathan Borges Ferreira, Yuri de Lima Pinto, Fernanda Luísa Martins Vasconcelos Filiú e Amanda Mesquita Andrade
-
2º lugar – “Em busca de mais tempo para filhos, mães apostam no empreendedorismo”
Nome da instituição de ensino: Universidade de Fortaleza (Unifor)
Nome do veículo: TV Unifor
Representante: Francisca Amélia Bastos Gomes
Equipe: Francisca Amélia Bastos Gomes e Ana Flávia Viana
-
3º lugar – “Coletivo SemHoras incentiva empreendedorismo feminino em Fortaleza”
Nome da instituição de ensino: Universidade de Fortaleza (Unifor)
Nome do veículo: TV Unifor
Representante do trabalho: Francisca Amélia Bastos Gomes
Equipe: Francisca Amélia Bastos Gomes e Ana Flávia Viana