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Guia do Sebrae traz orientações para ajudar os candidatos a proporem políticas de apoio aos pequenos negócios

A publicação foi lançada no Ceará em evento realizado nesta segunda-feira no Hotel Praia Centro, em Fortaleza
Por Redação
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Levar aos candidatos que disputam as eleições municipais sugestões de propostas práticas para o fortalecimento das economias locais, a partir do apoio aos pequenos negócios. É com este objetivo que o Sebrae/CE lançou nesta segunda-feira (16), no Hotel Praia Centro, o Guia Candidato Parceiro do Pequeno Negócio.

A publicação traz propostas estruturadas em 13 eixos, que podem ser incorporadas nas campanhas e nos Planos de Governo dos candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador de todo o estado, de modo que eles possam se apresentar como aliados das micro e pequenas empresas em seus municípios.

A solenidade de lançamento no estado contou com o apoio da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (APRECE) e do Instituto Rui Barbosa (IRB), e reuniu candidatos, representantes de candidaturas e coligações de municípios cearenses.

A abertura do evento foi realizada pelo presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/CE e vice-presidente da Fecomércio, Cid Alves, que deu boas vindas aos presentes e falou sobre o trabalho que a instituição realiza no fortalecimento da governança municipal dentro dos limites determinados pela legislação brasileira.

Em seguida, a gerente de administração e planejamento do instituto Rui Barbosa, Sandra Valéria, falou sobre a honra de poder atuar em parceria com o Sebrae no aprimoramento de políticas públicas para a sociedade. Ela explicou ainda que o Instituto é uma associação civil dos Tribunais de Contas do Brasil, que tem o objetivo de auxiliar os Tribunais no desenvolvimento e aperfeiçoamento de suas atividades.

Lançamento Eleições 2024 (48)

Falando em nome da Aprece, o vice-presidente e prefeito de Jaguaribara, Joaci Alves, relatou a experiência de sua gestão na parceria com o Sebrae para o fortalecimento dos pequenos negócios dos municípios. “O Sebrae é sempre um grande parceiro que a gente pode contar e vai sempre entregar capacitações de qualidade que ajudam a desenvolver a economia local. Esse guia irá trazer grande sugestões para ajudar a melhorar as gestões municipais no apoio aos pequenos negócios e a economia dos municípios”.

Lançamento Eleições 2024-Foto Eunilo Rocha_12

Já o superintendente do Sebrae/CE, Joaquim Cartaxo, começou sua fala destacando alguns dados que reforçam o papel fundamental dos pequenos negócios para a economia brasileira e cearense. “Os pequenos negócios respondem por mais de 93% das empresas formalizadas no país e por cerca de 30% do PIB. Somente no ano passado, de acordo com o Caged, os pequenos negócios geraram mais de 85% dos empregos formais do Ceará”.

Cartaxo destacou que o Guia faz parte da ação estratégica do Sebrae de ajudar os gestores municipais na melhoria do ambiente de negócios dos municípios e consequentemente do fortalecimento da economia local. “Normalmente as gestões municipais se preocupam com a Saúde, a Educação e a Assistência Social. Estas são três áreas importantes, mas é preciso pensar também na Economia, pois é nos municípios onde a economia se manifesta na geração de emprego e renda e na presença das empresas, em especial dos pequenos negócios. Eu sempre digo que CNPJ tem CEP, pois é lá no município onde estão os problemas, mas também as oportunidades de melhorar a vida das pessoas”.

O superintendente aproveitou para falar sobre os eixos estratégicos presentes no Guia do Candidato Parceiro dos Pequenos Negócios e de que forma eles impactam positivamente no desenvolvimento das micro e pequenas empresas e no fortalecimento da economia local. “Os candidatos e a sociedade precisam se apropriar destes temas, pois eles dizem respeito a um universo de mais de 93% das empresas formais de qualquer município. Apoiar os pequenos negócios é garantir que o emprego e a renda fiquem no próprio município onde ele está instalado”.

Eixos

O Guia Candidato Parceiro do Pequeno Negócio está estruturado em 13 eixos, que são fundamentais para o desenvolvimento das economias locais. São eles: Compras Governamentais, Cooperativismo e Crédito, Empreendedorismo Feminino e Diversidade, Empreendedorismo na Escola, Gestão Municipal, Inclusão Socioprodutiva, Inovação, Lideranças Locais, Marketing Territorial, Microempreendedor Individual (MEI), Sala do Empreendedor, Simplificação e Desburocratização e Sustentabilidade.