ASN CE Atualização
Compartilhe

UFC e SEBRAE assinam acordo com foco em empreendedorismo e inovação

Essa iniciativa é mais uma ação que dá vida à Rede dos Ecossistemas de Inovação com foco nas Academias.
Por Redação
ASN CE Atualização
Compartilhe
O superintendente do Sebrae/CE, Joaquim Cartaxo, e o reitor da Universidade Federal do Ceará-UFC, prof. Custódio Almeida, assinaram acordo de cooperação técnica com o objetivo de promover ações de empreendedorismo e inovação entre as duas instituições, como a realização de eventos, consultoria e capacitação para alunos que estão empreendendo e aprendendo em seus mais variados cursos. Essa iniciativa é mais uma ação que dá vida à Rede dos Ecossistemas de Inovação com foco nas Academias.

Durante a solenidade, que contou, também, com a participação do articulador da Unidade de Gestão de Ambientes de Inovação do Sebrae/CE, Herbart Melo, do assessor técnico da Diretoria, Carlos Viana e do analista Ruan Lessa, o reitor Custódio Almeida e o superintendente Joaquim Cartaxo, conversaram a respeito da parceria entre ambas as instituições e sobre a possibilidade de aprofundamento destas relações,

De acordo com a coordenadora de Empreendedorismo e Inovação da Pró-Reitoria de Relações Interinstitucionais (PROINTER), Profª Conceição Oliveira, para este ano, a UFC e o SEBRAE estão desenvolvendo 13 ações em parceria, que incluem a inédita capacitação de alunos integrantes de empresas juniores, além de mentoria e aceleração de startups, a docentes. Ela também ressaltou a necessidade de ampliação da oferta da disciplina de empreendedorismo nas unidades acadêmicas da Universidade.

“O termo de cooperação técnica envolve atividades conjuntas visando o estímulo à inovação e ao empreendedorismo na UFC, com capacitações, consultorias e eventos. Enxergamos o Sebrae/CE como um grande parceiro, e se a gente começar a construir essa esteira de capacitação, podemos avançar a cada ano”, explicou a Profª Conceição.

O superintendente do Sebrae/CE explicou como essa interação entre as duas instituições poderia se conectar ainda mais, a partir do Programa de Educação Empreendedora desenvolvido pelo Sebrae/CE, que dissemina noções de empreendedorismo no currículo formal das Escolas, o que faz com que estes estudantes já cheguem à UFC com conhecimentos importantes sobre empreendedorismo”.

“Quando alguém passa pela trilha de educação empreendedora, estimulamos as competências e habilidades da área, como a capacidade de resolver problemas e apresentar soluções. Queremos trazer para cá os temas de cultura empreendedora e de liderança”, pontuou Cartaxo.

O reitor Custódio Almeida relacionou o tema do empreendedorismo à curricularização da extensão, na qual 10% da carga horária de todos os cursos de graduação da UFC deve ser integralizada obrigatoriamente com atividades e ações de extensão. Com essa medida, classificada como revolucionária pelo reitor, os estudantes verão sentido nos cursos escolhidos e reduzindo a evasão.

“Estamos fazendo uma reestruturação de inovação e empreendedorismo na UFC, ao juntar essas áreas de projetos e de inovação tecnológica em um único fluxo para dar celeridade. Empreendedorismo é a capacidade criativa para fazer alterações que beneficiam os serviços ou então criar um negócio novo. O servidor docente e técnico-administrativo pode ser empreendedor na sua própria atividade”, resumiu.

Custódio Almeida recebeu das mãos do superintendente um exemplar do livro Seja um líder transformador – transforme positivamente as organizações e a sociedade, lançado pelo Sebrae/CE no início deste mês e que deve ser apresentado durante a programação da Feira Literária Internacional de Paraty (FLIP), em outubro.