O Ceará manteve sua posição de destaque na movimentação de turistas internacionais durante o mês de julho. Na alta estação deste ano, o estado foi o primeiro destino da região Nordeste que mais recebeu estrangeiros, de acordo com dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
No período, 38.886 passageiros passaram pelo Aeroporto Internacional de Fortaleza, principal portão de entrada do estado. Com esse resultado, o terminal conquistou a sétima colocação do Brasil superando, pelo quarto mês seguido, o de Salvador (36.736), que aparece na oitava posição, e o de Recife (33.015), na nona.
“O fato de sermos o primeiro estado do Nordeste que mais movimenta turistas internacionais demonstra a relevância do nosso potencial turístico. Esse resultado é fruto de um trabalho contínuo, que envolve, sobretudo, promoção do nosso destino e equipamentos que visam oferecer uma experiência única aos visitantes de todo o mundo”, afirma Yrwana Albuquerque, secretária do Turismo do Ceará.
Ela também enfatiza que esse fluxo de turistas internacionais traz consigo uma série de benefícios para a economia local, incluindo a geração de emprego e renda. “Cada turista que chega ao Ceará impulsiona, não apenas o setor de turismo, mas toda a cadeia produtiva associada. Isso reforça a importância de continuarmos investindo com assertividade para seguirmos avançando”.
Além disso, Yrwana ressalta a importância da hospitalidade cearense como um diferencial. “O Ceará não oferece apenas belas paisagens mas, também, a receptividade do seu povo, algo que deixa uma marca em quem nos visita. Este, também, é um dos nossos maiores trunfos”.
A liderança do Ceará iniciou em abril, mês que registrou a chegada de 30.223 mil passageiros internacionais. Em maio, quando o Aeroporto Internacional de Fortaleza recebeu 32.409 passageiros, o estado consolidou o feito. Junho foi o terceiro mês seguido de liderança do Ceará na atração de turistas deste segmento e, julho, o quarto.
Para o gestor do projeto estadual de turismo do Sebrae/CE, Filipe Cidrão, o crescimento da atividade turística do estado impacta diretamente nos pequenos negócios que integram a cadeia produtiva do segmento em todo o estado. “O crescimento do Ceará como destino para turistas internacionais reflete diretamente no fortalecimento dos pequenos negócios locais, que são a espinha dorsal da nossa economia. Ao atrair mais visitantes, ampliamos as oportunidades para que micro e pequenas empresas do setor de turismo possam prosperar, gerando emprego, renda e contribuindo para o desenvolvimento sustentável de nossos territórios”.
Filipe ressalta ainda a importância da qualificação dos empreendedores para este aumento da demanda de turistas internacionais. ” Tão importante quanto ampliar o número de visitantes, é oferecer serviços de qualidade que possam encantar e estimular o retorno destes turistas. E o Sebrae está sempre buscando apoiar os empreendedores cearenses do segmento neste processo de melhoria da oferta de produtos e serviços, seja pelo trabalho desenvolvido por meio do Selo de Qualidade Empresarial, que tem mais de 20 anos de atuação na qualificação da empresas do setor de Serviços, ou no processo de estruturação das rotas turística, que contribuem para proporcionar melhores experiências para os turistas que visitam as diversas regiões de nosso estado”.
Incremento da malha aérea
Desde janeiro, o Ceará vem conquistando importantes avanços na malha aérea internacional, o que contribui para a maior atração de turistas. Em fevereiro, os voos da TAP que conectam Fortaleza a Lisboa, passaram de sete para nove. Em junho, a GOL incrementou mais um voo para Miami, totalizando cinco se somadas as três operadas pela Latam.
Ainda em junho, o estado recuperou o voo direto para Orlando, com uma frequência semanal operada também pela GOL. No segundo semestre, o Ceará vai contar com incrementos de voos para Paris, que vai passar de três para cinco, e Buenos Aires, que serão três frequências a partir de dezembro.
Em novembro, a Latam vai iniciar a operação de uma nova rota internacional para Santiago, capital do Chile. O voo direto será uma vez por semana, em aeronaves Airbus A320neo, com capacidade para 174 passageiros (162 em cabine Economy e 12 em Premium Economy).