
O plano de trabalho envolve capacitações socioemocionais, capacitações de gestão que promovam a criação do negócio integrando o crédito, diagnósticos de oportunidade e mercado, ao intercâmbio de experiências e de redes comerciais de empreendedorismo. A integração desta trilha de soluções apoiadas pela estrutura de parceiros do Estado e sua interface com os atores das unidades de alimentação – cozinhas – esboça a construção de um projeto revolucionário, que traz em seu cerne o viés emancipatório do público envolvido.
Os beneficiários do Programa Governamental – “Ceará Sem Fome mais Qualificação e Renda”– terão acesso à oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional, além de troca de experiências voltadas para o fomento dos negócios individuais ou modelo de negócios coletivos- as OSC, no Estado.
Entre os que serão beneficiados pela parceria Sebrae/CE e Governo do Estado estão pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica inscritas no CadÚnico, Organização da Sociedade Civil (OSC), pequenos negócios e grupos produtivos organizados no microterritório das mais diversas regiões do Estado.
METAS

Ceará Sem Fome
Programa criado pelo Governo do Ceará para combater a insegurança alimentar, por meio da Lei n. 18.312/2023, a iniciativa pretende, também, promover mais acesso das pessoas à alimentação saudável e à segurança alimentar da população em situação de pobreza e extrema pobreza, Além de ser preciso compreender a pobreza geracional que refere-se ao ciclo de pobreza em uma família que persiste por gerações e tentar transpor essa pobreza situacional que ocorre devido a circunstâncias específicas e que assola,hoje, 47% da população brasileira.
Para transpor essa realidade, o projeto visa incentivar a produção, a distribuição e o consumo de alimentos da agricultura familiar e a inclusão no mundo do trabalho formal e/ou do empreendedorismo de quem atua em cooperativas, associações da reforma agrária e agricultura familiar, pescadores artesanais, indígenas e quilombolas.