ASN CE Atualização
Compartilhe

Pesquisa do Sebrae/CE e Prefeitura de Fortaleza vai nortear setor de esportes náuticos da Capital

O projeto vai propiciar capacitações em diversas áreas aos prestadores de serviços desses esportes
Por Redação
ASN CE Atualização
Compartilhe
Com o objetivo de transformar a Capital em referência do kitesurf e demais esportes praticados no mar, o Sebrae/CE e Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria de Turismo de Fortaleza (SETFOR), realizaram mais um encontro com os setores envolvidos no turismo naútico da cidade.

Desta vez, prestadores de serviços dos esportes náuticos (kitesurf, canoagem, surf, stand up paddle, barco a vela, entre outros), além de responsáveis pelas federações e associações que representam esses tipos de esportes e guias turísticos, se reuniram para discutir estratégias para conhecer os resultados de uma pesquisa feita pelo Observatório de Turismo da Prefeitura, que analisou o perfil de frequentadores e estabelecimentos da Avenida Beira Mar.

Tendo ouvido 800 pessoas, dentre fortalezenses, visitantes e donos de estabelecimentos da área, a pesquisa, que apresentou uma margem de erro de 3,4 pontos percentuais para mais ou para menos, traçou o perfil dos frequentadores da orla e representantes de negócios da área e foi realizada no período de 15 de dezembro de 2023 a 24 de janeiro de 2024.

PESQUISA

A pesquisa mostrou que a Beira Mar é preferencialmente visitada pelos fortalezenses, 71,6%, seguidos por turistas nacionais, 26,6% e internacionais, 1,8%. Dos turistas nacionais, os maiores frequentadores são do próprio Estado, seguidos de turistas paulistas e baianos. Já os visitantes internacionais vêm de Lisboa, 43%, Itália, 1,4%, Argentina, 21,3% e França, !4,3%.

No geral, 51, 4% são casados e dentre os principais motivos para a escolha de Fortaleza estão o lazer, 64,3%, o banho de mar,11,1%, e as atividades esportivas, 10, 3%.

O estudo apontou, ainda, como pontos positivos da Beira Mar, a orla, a praia e esportes ao ar livre. Já os pontos negativos foram preços altos e insegurança. Como sugestão, pediram chuveiros, mais estacionamentos, segurança e maior cuidado para não haver preço exorbitantes. Fazendo um balanço, a pesquisa identificou que, em média, o turista estrangeiro gasta, por dia, R$167, 31 e o fortalezense, R$53,46%.

Foram identificados também 50 tipos de negócios na Avenida Beira Mar sendo 67,3% formais, divididos entre quiosques, barracas e trailers. A maioria não divulga o seu negócio nem oferece promoções. Avaliando a recente reforma da Avenida, 95,9 % consideraram positivas as mudanças e que elas devem contribuir para a atração de novos visitantes.

Para eles, o novo desenho da Beira Mar priorizado pela reforma, focou nos espaços dedicados à circulação de pessoas e, com isso, beneficiará o turista que vier conhecer a cidade e os moradores que aproveitam a orla. O trecho urbanizado inclui zonas pavimentadas para vias de tráfego de veículos, estacionamentos, passeios, ciclovias e calçadão para caminhadas.

-

O PROGRAMA

O Programa de Capacitação profissional e empresarial voltado para o setor de esportes náuticos em Fortaleza pretende ofertar soluções focadas na qualidade e segurança para os turistas que visitam a cidade e moradores locais.

Ideia é de que tanto o Sebrae/CE quanto a Setfor, a Capitania dos Portos do Ceará, a Agência de Desenvolvimento da Economia do Mar de Fortaleza (ADEMFOR), a Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP) e o programa Fortaleza Bilingue possam colaborar na formatação do Programa, que incluirá os programas Fortaleza Bilíngue, com uma turma específica para este público, o Fortaleza Capacita, além de outros cursos e consultorias ministrados pelo Sebrae/CE, tais como noções de associativismo e empreendedorismo, bem como os programas e produtos turísticos da Capital.

Na grade de cursos e consultorias que serão disponibilizadas pelo Sebrae/CE, estão cursos de idiomas (inglês e espanhol), primeiros socorros, protocolos de emergência e resgate, gestão financeira, mídias e redes sociais, segurança e gerenciamento de riscos, entre outros.  Os cursos técnicos também serão realizados por meio de parcerias com a Prefeitura de Fortaleza, Capitania dos Portos e AESP.

-

Na abertura da reunião desta segunda-feira, 12/08, falaram Valéria Cavalcante, representando o secretário de turismo de Fortaleza, Alexandre Pereira, Felipe Cidrão gestor estadual do Programa de Turismo do Sebrae/CE, Rebeca Alcântara, representando o Escritório Metropolitano do Sebrae/CE e a gestora do projeto, Eveline Tabosa, e representantes do Marketing da Prefeitura de Fortaleza, além de presidentes de associações ligadas ao setor.

Todos foram unânimes em ressaltar a importância do projeto para oferecer mais opções aos turistas para que eles levem para casa experiências pessoais, acompanhadas por gente capacitada e em condições de oferecer total segurança.

Segundo eles, a capacitação e a formação de parcerias são essenciais para o desenvolvimento e promoção dos esportes náuticos em Fortaleza. Já o Sebrae/CE entende que a qualificação dos profissionais e empresários do segmento asseguram a melhoria na qualidade dos serviços oferecidos, aumentando a satisfação dos turistas.

Esta é a segunda pesquisa realizada pelo Projeto. Inicialmente, um outro estudo foi apresentado, aplicado às escolas náuticas de Fortaleza, que ajudou a traçar um perfil sobre os tipos de esportes que a cidade tem condições de oferecer a seus visitantes e moradores.

-