
O Escritório Regional do Sebrae/ CE no Centro Sul viabilizou a visita de bovinocultores da UPECI- Unidade Pecuária Iguatuense, da ASPROLEITE-Associação de Produtores de Leite de Jucás, além de outros produtores da região, aos municípios de Pedra e São Bento do Una, em Pernambuco. Os dois municípios são reconhecidos pela alta produtividade e onde, atualmente, a bovinocultura de leite é uma das principais atividades, responsável pelo aquecimento da economia local.
A missão técnica foi conhecer, in loco, as tecnologias e boas práticas adotadas para a convivência com o semiárido e que têm impactado, positivamente, para o aumento da produção leiteira e qualidade do leite obtido no território pernambucano.
De acordo com a estratégia de atuação do regional, a bovinocultura de leite é a principal atividade do agronegócio na região e com isso a visita técnica a região de Pedras e São Bento do Una, teve como objetivo levar os produtores a identificarem o manejo nutricional e boas práticas utilizadas que garantem redução de custos de produção e aumento de produtividade, utilização da palma, equipamentos que potencializam a mão de obra, a divisão de lotes do rebanho independentemente do tamanho da propriedade e do rebanho, possibilitando uma gestão eficiente e consumo mais efetivo da alimentação a ser fornecida.
PROGRAMAÇÃO

Dividida em dois dias, a visita técnica começou com uma parada na Fazenda Henrique, uma pequena propriedade de 60 hectares que, atualmente, possui um rebanho pequeno mais de alta produtividade, conseguindo produzir 420 L/Dia com 17 vacas em lactação, alcançando uma produtividade média de 24,7 l/dia por animal, uma média bem superior à da região Centro Sul.
Para alcançar esse feito, o produtor pernambucano usou dieta total, que é misturar toda a ração volumosa e concentrada e fornecer ao cocho sendo a base de palma, silagem e ração concentrada, de forma calculada e fornecida de acordo com a divisão dos seus lotes de produção. Além do destaque para a gestão da propriedade e a agregação de valor dos produtos com o beneficiamento e transformando em queijo e requeijão. A fazenda se destaca, também, se destaca também por ser uma propriedade pequena, mas totalmente funcional e que está em planejamento para chegar à produção de 1.000L/dia com um número de 30 vacas em lactação.
A segunda propriedade visitada foi a fazenda de Netinho que já é bem maior em termos produtivos, contando com 150 vacas em lactação e uma produção em torno de 3.600L, conseguindo uma produtividade de 24,2 l/dia por animal. Um resultado alcançado graças ao melhoramento genético do rebanho, alimentação balanceada através de dieta total, com a presença de palma forrageira, e utilização de equipamentos que diminuem a mão de obra, onde toda a mistura de concentrado, corte da palma e mistura de concentrado com volumoso é feito através de equipamentos.
Além dessas boas práticas citadas um diferencial é a divisão em lotes das vacas em lactação, sendo fornecido a quantidade de acordo com o potencial produtivo, e divisão em lotes de acordo com o estágio de vida produtiva do animal. Vale destacar que a fazenda também beneficia seu leite.
SEGUNDO DIA

No segundo dia, a programação começou na propriedade de seu Edenildo, uma fazenda altamente funcional e produtiva que atualmente produz 1.000 l/dia com 48 animais em lactação, conseguindo uma média de produtividade de 20,1 l/dia por animal. A fazenda tem, em média, 50 hectares e se destaca, por produzir todo o volumoso consumido pelos seus animais não sendo necessário comprar no período de seca. Produzindo a palma forrageira e milho para silagem.
Depois de constatar a eficiência da propriedade, vale destacar uma informação que animou o grupo: a utilização de adsorventes na composição da ração para combater as microtoxinas que causam a infertilidade em animais e abortos, e muitos produtores da Região Centro Sul estão, justamente com esse problema, não conseguindo desvendar uma solução, e as informações que receberam na visita, poderá ser testada para resolução de seus problemas reprodutivos do rebanho.
Além dessa informação, na fazendo de seu Edenildo foi possível observar a utilização de dieta total, observada nas fazendas anteriores, sendo uma prática comum na região.
-
