ASN CE Atualização
Compartilhe

Diretor técnico do Sebrae/CE participa de Seminário sobre “Soluções para a seca no Nordeste”

O Sebrae/CE tem estratégias que estão sendo desenvolvidas para assegurar o crescimento sustentável local
Por Redação
ASN CE Atualização
Compartilhe

O diretor técnico do Sebrae/CE, Alci Porto, participou, na última quinta-feira, 01/08, do I Seminário de Estudos Estratégicos-Seca no Nordeste: soluções hídricas e desafios estratégicas”, realizado no auditório da sede administrativa do Banco do Nordeste, no bairro Passaré, em Fortaleza, e organizado pela 10 Região Militar, através do Núcleo de Estudos Estratégicos.

Realizado com o objetivo de construir parcerias de longo prazo entre órgãos públicos, entidades privadas e o setor produtivo que promovam inovações e a conscientização dos efeitos negativos da falta de chuvas e buscar o fortalecimento de iniciativas conjuntos capazes de contribuir para o enfrentamento da estiagem no semiárido brasileiro.

Participaram do Seminário a Assembleia Legislativa doestado do Ceará, Instituto Federal de Educação, UFC, Cogerh, Unilab, Facic, Faec, Unilab, Sesi, Universidade Federal do Ceará, Associação Caatinga, Secretária de Recursos Hídricod do Governo do Estsdo e Sebrae/CE.

Em sua apresentação, o diretor técnico do Sebrae/CE, Alci Porto, explicou como a instituição atua no desenvolvimento territorial do semiárido cearense e como os pequenos negócios são essenciais na geração de emprego e renda. “Os pequenos negócios fazem girar a economia destas cidades, por isso, temos estratégias que estão sendo desenvolvidas no Sebrae/CE, para assegurar o crescimento sustentável local e, também, para garantir a retenção de mão de obra qualificada, evitando que o Ceará sofra os efeitos de um novo tipo de êxodo: o de talentos”, ressaltou.

Ele explicou que, para alcançar uma ação mais efetiva, o Sebrae/CE identificou os piores IDHs dos municípios cearense, com base na pesquisa do IPECE- e cruzou com os piores IFDM, do estudo realizado pela Firjan. Desta superposição foram identificados 19 municípios, que formaram uma espécie de “olho”, com os 19 municípios com índices preocupantes.

-Levamos esses números ao Sebrae Nacional e defendemos a necessidade de uma atuação mais efetiva. O resultado nos surpreendeu: todos os integrantes do Sistema “S” decidiram se integrar ao projeto que começa a entrar em fase inicial de implementação”, alertou.

Além dessa iniciativa, o Sebrae/CE está criando no interior uma rede de inovação. São startups estimuladas a resolver os problemas das empresas da sua Região, das suas cidades, o que garantirá a inovação chegando ao Sertão, assegurando o desenvolvimento sustentável de todas as regiões cearenses”. Ao final, Alci Porto agradeceu a oportunidade de mostrar as ações do Sebrae/CE na convivência com o Semiárido, de forma tão impactante a ponto de algumas delas já estão deixando de serem projetos para se tornarem políticas públicas, caracterizando uma nova fase na organização social destas regiões.

-

-