
Durante mais de duas horas, os participantes, tendo à frente o articulador da Unidade de Gestão de Ambientes de Inovação do Sebrae/CE, Herbart Melo, que fez a abertura, e o analista Ruan Lessa, estimularam a discussão sobre as formas de impulsionar a evolução das comunidades existentes no Estado.
Comunidades de startups são ecossistemas de empreendedores, mentores e entusiastas que, ao se reuniram, procuram proporcionar um ambiente propício para a troca de conhecimentos, experiências e recursos, criando redes interconectadas que impulsionam o desenvolvimento coletivo.
No universo tão dinâmico como o das startups, as comunidades desempenham um papel crucial ao reunir uma variedade de talentos e mentes criativas, onde ideias podem ser refinadas, conceitos podem ser testados e parcerias estratégicas podem ser forjadas.
Como convidadas, participaram Isadora Azzalin e Morganna Tito. Isadora é uma empreendedora e entusiasta do ecossistema de startups, que trilhou uma jornada marcada por desafios, rumo a um compromisso apaixonado com a construção de um Brasil mais justo e tecnológico. Debatendo o tema “O Papel das Comunidades de Startups no Ecossistema de Inovação”, ela explicou como considera importantes a cooperação e a empatia, na ajuda a quem está começando e no apoio conectado entre todos.


Em seguida, falou Morganna Tito, graduada em Arte e Mídia pela Universidade Federal de Campina Grande (2005), professora da Faculdade Senai Paraiba, professora de pós-graduação – Inovar Cursos e tem experiência na área de Artes, com ênfase em Arte e Midia, atuando principalmente com empreendedorismo, startup, inovação, tecnologia e negócio digital. Ela discorreu sobre o tema “As Comunidades de Startup do Nordeste”, trazendo insights sobre as conquistas e desafios enfrentados por essas comunidades na região.
Enfatizou, inclusive, o desconhecimento, principalmente pelo Sul e Sudeste, acerca da Região Nordeste e seu desenvolvimento, ressaltando o crescimento regional em negócios digitais. E defendeu que as startups precisam ter acesso à sociedade civil e às gestões municipais, para que consigam ter voz e atender às suas demandas.
AVALIAÇÃO

O encontro promoveu a troca de experiências e conhecimentos entre os participantes, sendo avaliado como um passo significativo para fortalecer o ecossistema de inovação do Ceará, destacando o compromisso das organizações envolvidas na promoção do desenvolvimento tecnológico e econômico do estado.
O Sebrae, junto com SebraeLab, Ceará Habitats Digitais e o Ecossistema Local de Inovação, desempenha um papel crucial na promoção do empreendedorismo e inovação no Ceará, e este evento foi uma extensão dos esforços para estimular o crescimento econômico sustentável através de novas tecnologias e ideias inovadoras.
