O superintendente do Sebrae/CE, Joaquim Cartaxo, se reuniu nesta sexta-feira (21) com a assessora executiva do Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo, Fabiana Barbosa, e com a gerente Administrativo Financeiro do equipamento, Ana Lúcia Carneiro. Durante o encontro, foram discutidas as possibilidades de parceria entre as duas instituições visando o fomento e o apoio aos empreendedores criativos da região.
Também participaram da reunião, a articuladora da Unidade Regional do Sebrae/CE no Cariri, Elizângela Andrade e o gestor regional dos projetos de Turismo e Economia Criativa, Aucélio Souza. Na oportunidade, Cartaxo falou sobre o trabalho desenvolvido pelo Sebrae/CE na área da Economia Criativa, como a realização de capacitações e orientações para os empreendedores criativos, promoções de eventos na área e execução de ações de estímulo à formalização.
Já Elizângela, falou sobre os trabalhos desenvolvidos pela instituição no segmento do artesanato no Cariri e na articulação com as 27 Salas do Empreendedor instaladas nos municípios da região. “Nestas Salas é feita toda a articulação com os empreendedores da região, tanto na orientação, como na conexão de suas necessidades com as ações da Unidade Regional do Sebrae/CE”.
Centro Cultural do Cariri
Inaugurado no dia 1º de abril de 2022, o Centro Cultural do Cariri é um espaço para a discussão e promoção da arte, ciência e tecnologia, aliadas à tradição cultural e à contemporaneidade, estando aberto aos processos de experimentação e intercâmbio. O equipamento integra a Rede de Equipamentos Culturais do Estado do Ceará, sendo o quarto equipamento cultural implantado no interior do Estado. Atualmente está sob gestão do Instituto Mirante de Cultura e Arte.
LIDER
No período da tarde, Cartaxo e Elizângela se reuniram com lideranças que participaram do processo do Programa LIDER- Lideranças para o Desenvolvimento Regional na região do Cariri. Na reunião, as lideranças apresentaram o status do processo de formalização da Agência de Desenvolvimento Regional, instituição que ficará responsável pelas articulações e implementações das ações pactuadas durante a elaboração da Agenda LIDER.
Segundo Cartaxo, não há um modelo pronto para o trabalho da Agência e que isso dependerá muito da realidade da região e das lideranças envolvidas. “Será um aprendizado, mas o importante é que as lideranças encontrem a melhor forma de implementar no território aquilo que foi pactuado durante a elaboração da Agenda da região”.
De acordo com o superintendente do Sebrae/CE, a Agência também precisará estar permanentemente atualizando a Agenda e envolvendo novas lideranças. “Vocês precisam definir a estratégia segundos os eixos priorizados e articular as parcerias necessárias para implementá-los. A Agência tem esse papel e o Sebrae continua aqui para ajudá-los”.