O Dia dos Namorados é comemorado nesta terça-feira (12) no Brasil e mais uma vez a data vai ajudar a movimentar a economia do país. Em Fortaleza, a data deve contribuir para um faturamento de R$ 240 milhões no comércio varejista com a compra de presentes, registrando um crescimento de 14,4% em relação às vendas do ano passado.
É o que revela a pesquisa sobre o Potencial de Consumo do Fortalezense para o Dia dos Namorados, realizada pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Ceará (IPDC) da Fecomércio-CE. De acordo com o estudo, as três primeiras datas do ranking de faturamento são Natal, Dia das Mães e Black Friday.
A particularidade do Dia dos Namorados, de acordo com o IPDC, é a elevada proporção de entrevistados que planejam comemorar, amplificando o impacto econômico da data no setor de Serviços. Segundo a pesquisa, 37,5% dos consumidores têm intenção de comprar presentes.
Momento estratégico
Na avaliação do presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/CE e vice-presidente da Fecomércio Ceará, Cid Alves, este resultado deve ser potencializado pela proximidade com outras datas importantes para o comércio cearense: as festas juninas e o período de férias escolares.
“Para nós, que fazemos o comércio lojista de Fortaleza, este é o momento em que temos o grande boom do ano. Neste período, o ticket médio de vendas acaba sendo superior a outras datas importantes para o Comércio, como o Dia das Mães”, destaca Cid.
Segundo ele, um dos segmentos que mais devem se beneficiar com a data é o de confecções. “Aqui no Ceará temos uma vocação natural para a moda e este acaba sendo um segmento que apresenta um grande volume de vendas, puxando o faturamento das lojas para cima”.
Produtos mais procurados
● Artigos de vestuário e acessórios (33,1%)
● Cosméticos e itens de perfumaria (20,2%)
● Chocolates, doces e bombons (14,4%)
● Calçados, cintos e bolsas (12,5%)
● Flores (6,7%)
● Relógios (6,5%)
O valor médio de gasto com presente é de R$ 295, com a maioria (55,5%) preferindo pagar à vista, utilizando dinheiro, pix ou cartão de débito. O cartão de crédito será utilizado por 42,2% dos consumidores, seguido pelo crediário (2,0%).
Locais e dias preferidos de compra
Os locais preferidos para compra incluem shopping centers (54,0%), lojas de rua e galerias comerciais (20,4%) e centros comerciais (16,4%). Esta diversidade sugere a importância de estratégias de marketing específicas para diferentes tipos de estabelecimentos e localizações.
Quanto às datas de compra, a maior parte (47,3%) não tem um dia específico em mente, mas os sábados (28,3%) são os preferidos, seguidos por sexta-feira (10,1%) e domingo (9,2%). Essa informação pode orientar estratégias de promoção e eventos de vendas aos finais de semana, quando o comércio deve experimentar maior movimentação.
Restaurantes e serviços
Além dos presentes, a intenção de comemorar o Dia dos Namorados é alta, com 40,1% dos entrevistados planejando celebrar a data em restaurantes, que são os locais preferidos para essa comemoração. Aproximadamente 170 mil casais procurarão uma mesa para almoçar e, principalmente, para jantar, o que sugere uma intensa atividade nesses estabelecimentos.
Em síntese, de acordo com a pesquisa, o Dia dos Namorados em Fortaleza promete ser uma data significativa para o comércio local, com um impacto econômico expressivo. A elevada intenção de compra e celebração entre os fortalezenses destaca a importância desta data, não apenas para o comércio, mas também para o segmento de serviços, especialmente restaurantes.
-