ASN CE Atualização
Compartilhe

Retomada da intenção de compra das famílias anima donos de pequenos negócios

Para o presidente do CDE, Cid Alves, as chuvas que vem caindo no estado devem contribuir para melhoria da renda das famílias cearenses e, consequentemente, para um mercado mais aquecido
Por Redação
ASN CE Atualização
Compartilhe

Uma excelente notícia para os pequenos negócios. Com a melhora do cenário econômico, a expectativa é que o consumo das famílias aumente a partir do mês de fevereiro. É o que aponta o índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF), apurado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O resultado é o melhor desde 2015, com um crescimento de 10,4% – chegando a 105,7 pontos – em comparação a fevereiro de 2023.

O índice que mede a percepção sobre o cenário para compra de bens duráveis chegou aos 73,5 pontos – o que representou um aumento de 34,1% em comparação ao ano passado. A projeção feita para o próximo trimestre também é otimista e aponta um crescimento de 7,8% em comparação com o mesmo período de 2023.

Otimismo

Os donos dos pequenos negócios também estão confiantes em melhorar as vendas neste início ano. A Sondagem das Micro e Pequenas Empresas, realizada pelo Sebrae em parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV), responsável por calcular o Índice de Confiança das Micros e Pequenas Empresas (IC-MPE), observou que, em janeiro, o IC-MPE subiu 1,5 ponto, chegando a 94 pontos e registrando a melhor pontuação desde outubro de 2022. A alta foi puxada pelos setores de Comércio e Serviços.

Cid Alves- presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/CE

Para o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/CE e vice-presidente da Fecomércio Ceará, Cid Alves, no caso do Ceará, este aumento do consumo deve se efetivar, principalmente, a partir do mês de maio, quando termina a quadra chuvosa. Segundo ele, o grande volume de chuvas que tem caído no estado neste início do ano deve impactar positivamente na renda das famílias, em especial do interior do estado, fazendo com isso que o varejo cearense tenha um melhor momento para as vendas.