Secretários de turismo e gestores públicos de quatro municípios do Centro Sul estiveram reunidos nesta quarta-feira (21), no escritório regional do Sebrae/CE, participando do II Fórum Temático de Turismo. O encontro faz parte do projeto de estruturação de um roteiro turístico envolvendo os municípios de Icó, Iguatu, Jucás e Orós.
A reunião contou ainda com as presenças do superintendente do Sebrae/CE, Joaquim Cartaxo, da articuladora regional da instituição no Centro Sul, Neyla Primo, da chefe de gabinete da Diretoria do Sebrae/CE, Ana Monica Sabino e da agente de roteirização Danúbia Pereira.
A articuladora regional do Sebrae/CE abriu o encontro fazendo uma prestação de contas das atividades desenvolvidas dentro do projeto de estruturação da rota turística local durante o ano de 2023. Entres os destaques apresentados por Neyla Primo está o aumento de 15% no investimento do Sebrae/CE nas ações do turismo na região do Centro Sul.
Em seguida, os gestores públicos fizeram uma avaliação da reunião que tiveram com a secretária estadual do Turismo, Yrwana Albuquerque, onde apresentaram as potencialidades e o trabalho que vem sendo desenvolvido no sentido de fortalecer o turismo nos municípios de Icó, Iguatu, Jucás e Orós.
Dando sequência ao encontro, a agente de roteirização Danúbia Pereira, falou um pouco sobre a diferença entre atrativos e produtos turísticos, enfatizando a importância de se transformar os atrativos turísticos locais em produtos que possam ser comercializados no mercado. Segundo ela, este será um dos focos principais da ação do Sebrae/CE de estruturação da rota turística da região para o ano de 2024.
Já o superintendente do Sebrae/CE, Joaquim Cartaxo, ressaltou a necessidade de os empresários locais também estarem envolvidos no processo de construção do roteiro turístico, bem como da importância de uma articulação dos atores locais com as entidades representativas do segmento de turismo e eventos do estado, como a Associação Brasileira de Empresas de Eventos (ABEOC) e Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV).
Fechando o fórum, a secretária de Turismo, Cultura e Eventos de Orós, Taynana Lima Verde, fez uma apresentação do caso de sucesso do município com o produto turístico “Por do Sol de Orós”. Segundo ela, a iniciativa, que conta com o apoio do Sebrae/CE, vem ajudando a movimentar a economia local, beneficiando artesãos, artistas e empreendedores do segmento de alimentação fora do lar.
Rota turística
O planejamento para a estruturação da Rota Turística do Centro Sul surgiu a partir de uma série de estudos que mapearam os principais atrativos de cada uma das quatro cidades, realizados pelo Sebrae/CE em parceria com as prefeituras. Segundo Neyla Primo, a ideia do projeto é desenvolver a cadeia produtiva do turismo no território, aproveitando os principais atrativos dos municípios envolvidos. “Em Iguatu, por exemplo, o foco está sendo ampliar o turismo gastronômico; em Icó, divulgar os destinos históricos; em Orós, promover o turismo ecológico; e em Jucás, o turismo religioso”.