ASN CE
Compartilhe

Festival Gastronômico do Pontal do Maceió reúne cerca de 13 mil pessoas e fortalece economia de Fortim

O evento foi uma iniciativa da Associação Pontal Gastronomia, do Sebrae/CE e da Prefeitura de Fortim
Por Redação
ASN CE
Compartilhe

Cerca de 13 mil pessoas circularam pela praça central do Pontal do Maceió, no município de Fortim, durante os três dias do Festival Gastronômico Internacional. O evento realizado de 19 a 21 de setembro, foi uma iniciativa da Associação Pontal Gastronomia, do Sebrae/CE e da Prefeitura de Fortim, que promoveu um importante intercâmbio cultural entre chefs internacionais e nacionais com os empreendedores locais.

O festival contou com as presenças do presidente do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae/CE, Cid Alves, do conselheiro da instituição e presidente da Associação Comercial do Ceará, João Porto Guimarães, do diretor de Administração Finanças do Sebrae/CE, Reginaldo Braga e da articuladora da instituição no Litoral Leste, Ana Carla Luna. O evento, que está em sua quarta edição, reuniu 34 stands de empreendedores da área da gastronomia que puderam apresentar e comercializar seus produtos durante os três dias de evento.

Além disso, nove restaurantes e cinco hotéis e pousadas localizados ao redor e nas proximidades da praça do Pontal também elaboram pratos especiais para serem comercializados com os consumidores. O festival contou ainda com uma Feira reunindo 35 artesãos e empreendedores locais da Economia Criativa, além de 11 ambulantes cadastrados que puderam atuar durante o evento. Outro destaque foi a programação cultural, onde 11 atrações musicais de diversos gêneros musicais se apresentaram ao longo dos dias de evento.

Qualificação

Na opinião do presidente do CDE, Cid Alves, o evento foi um sucesso pelo impacto gerado na economia do município. “É a primeira vez que participo do festival e fiquei surpreso pela forma como ele movimentou a economia do município. São ações exitosas como essa do Sebrae que devem servir de exemplo para outras localidades”.

Já a articuladora regional do Sebrae/CE, Ana Carla Luna, destacou que o Festival Gastronômico Internacional também teve um forte componente de qualificação dos pequenos negócios locais. “O Sebrae promoveu diversas capacitações e consultorias para os empreendedores com foco no planejamento de novos produtos, inovação e promoção dos empreendimentos. Tudo isso para que eles pudessem estar preparados adequadamente para participar do evento e com isso gerar mais renda e oportunidades para a população local, fortalecendo ainda o turismo e a economia do município”.

Uma destas empreendedoras foi Nonata Ribeiro, da Nonata Ribeiro Cozinha Artesanal, que aproveitou o evento para lançar um novo produto, um picolé artesanal trazendo uma releitura do clássico Romeu e Julieta. Ela resolveu substituir o doce de goiaba da receita tradicional, pelo doce de caju, fazendo referência à cultura local de Fortim.