ASN CE
Compartilhe

Sebrae deve inaugurar, ainda este ano, quatro Centros de Inovação no Ceará

Ação é gerenciada pelo Sebrae em parceria com a Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), entidade que apoia o ecossistemas de inovação ponta a ponta.
Por Redação
ASN CE
Compartilhe

Segundo o planejamento do Sebrae Ceará, os Centros de Inovação das quatro cidades -Fortaleza, Sobral, Quixadá e Juazeiro do Norte- funcionarão como ponto de partida do projeto que busca articular um ecossistema de inovação por meio do empreendedorismo regional. O projeto busca interligar todos os polos de inovação e empreendedorismo do Ceará, criando uma rede de negócios que possam, ao mesmo tempo, impulsionar o desenvolvimento das regiões onde estão instalados, propor soluções para entraves no desenvolvimento sustentável de tais áreas e aumentar suas respectivas competitividades de mercado por meio de uma interligação direta entre produtores, fornecedores e consumidores dentro do Estado.

A informação foi divulgada pelo diretor técnico do Sebrae Ceará, Alci Porto. Segundo ele, o Centro de Sobral, por exemplo, está com obras em andamento e terá foco em negócios relacionados à economia criativa. Já a unidade de Juazeiro do Norte será operacionalizada em parceria com centros universitários e instituições de ensino da região. Com relação ao núcleo de Quixadá, o diretor do Sebrae Ceará afirma que há cerca de duas semanas assinou contrato de parceria com a Prefeitura do município para construção do polo de inovação na cidade e que a gestão municipal está articulando a concessão de um dos prédios públicos para estruturação do equipamento.

Na Capital, o Centro de Serviços em Inovação, que ficará localizado no Palácio da Microempresa na Avenida Monsenhor Tabosa, já está em obras. “Estamos reestruturando o prédio e acreditamos que até fim de novembro possamos começar os atendimentos presenciais”, comenta Alci. O núcleo de Fortaleza será o primeiro a entrar em funcionamento e, a medida que os demais forem inaugurados, atuará como ponte entre eles, dando início ao ecossistema. Foco é garantir que as unidades possam operacionalizar atendimentos de forma independente, mas buscando alcançar resultados mais promissores nas ações de interligação entre os empreendedores.

Ação é gerenciada pelo Sebrae em parceria com a Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), entidade que apoia o ecossistemas de inovação ponta a ponta. Ou seja, desde startups até conexões com empresas de tecnologia, dentro e fora do Brasil. Intuito é dar base tecnológica para os modelos de negócios desenvolvidos nos centros de inovação sob amparo do Sebrae para que, a partir da consolidação do ecossistema de inovação no Estado, ele possa ser um novo atrativo e mais um caminho para realização de negócios internacionais no Estado. O projeto se alinha com outras iniciativas do Sebrae, do Governo do Ceará e iniciativas dos municípios.

  • Ceará
  • Centros
  • Inovação
  • Sebrae