ASN CE Atualização
Compartilhe

Educação empreendedora

Artigo do superintendente do Sebrae/CE, Joaquim Cartaxo destaca a importância da educação empreendedora para o desenvolvimento de jovens e crianças
Por Joaquim Cartaxo
ASN CE Atualização
Compartilhe

Está em curso no país um grande movimento, tendo o Sebrae como um entusiasmado mobilizador, no sentido de disseminar a cultura do empreendedorismo entre jovens e crianças. Mais do que promover os primeiros contatos deste público com a temática, o modelo de educação empreendedora defendida pela instituição objetiva inspirar e despertar o potencial das pessoas, ajuda a desenvolver competências integradas à construção de projetos de vida, colabora para o desenvolvimento integral dos estudantes e estimula o protagonismo em diversas faixas etárias, bem como oferece soluções de aperfeiçoamento e valorização profissional de professores e gestores escolares.

Além disso, a cultura empreendedora também é aliada forte da educação tradicional, pois estimula o indivíduo a adquirir autonomia por meio do desenvolvimento do raciocínio e criatividade. Fundamentado nestas premissas, o programa de Educação Empreendedora realizado pelo Sebrae atua capacitando professores e alunos, em duas frentes: o desenvolvimento de competências empreendedoras e a possibilidade de inserção sustentada no mundo do trabalho.

A ideia é, mediante o ensino do empreendedorismo, contribuir para que os jovens possam assumir protagonismos na sociedade e colaborar com o desenvolvimento de comunidades, municípios e estados.

Em todo o país, o programa de Educação Empreendedora do Sebrae está presente em 4.533 municípios, beneficiando cerca de 7 milhões de estudantes. Neste quadro, o Ceará posiciona-se como referência. Ano passado, o programa beneficiou cerca de 120 mil alunos no estado e a meta, para este ano, é capacitar 240 mil alunos.

Empreender tal feito se dá por conta de parceiros determinantes, como as Prefeituras Municipais que decidem implantar o programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos, voltado para os alunos do ensino fundamental. Outro parceiro importante é o Governo do Ceará, que por meio da Secretaria da Educação, está levando a Educação Empreendedora, para todos os alunos das escolas de tempo integral. Tudo isso, preparando os jovens para atuarem como sujeitos políticos e sociais ativos na construção de uma sociedade cada vez mais justa e solidária.

Joaquim Cartaxo – arquiteto urbanista e superintendente do Sebrae/CE